Cirurgiões chineses fazem crescer 'nariz' artificial na testa de paciente
Jovem teve cartilagem do nariz corroída por infecção depois de acidente.
Órgão artificial será transplantado para substituir órgão original.
Cirurgiões chineses fizeram crescer um 'nariz' artificial na testa de um paciente. O 'órgão', construído com cartilagem retirada da costela do próprio paciente, será transplantado para substituir o nariz danificado por uma infecção.
O paciente Xiaolian, de 22 anos, sofreu um acidente de carro em agosto do ano passado, quando teve um trauma no nariz. Depois de vários meses, a infecção, que não foi tratada adequadamente, corroeu grande parte da cartilagem do nariz, tornando a reparação impossível para os cirurgiões.
A equipe do hospital na cidade de Fuzhou, na província de Fujian, decidiu, então, construir um nariz artificial para substituir o original. Isso foi possível graças ao implante de um expansor de tecido da pele no formato de um nariz na testa de Xiaolian. Cartilagem retirada da costela do paciente também foi utilizada na construção do órgão artificial.
Cirurgiões afirmam que o nariz tem um bom formato e que a cirurgia de transplante pode ser realizada em breve, segundo relatos da mídia local.
--------------------------------------------------------------------
CEBID - Centro de Estudos em Biodireito
Essa notícia ganhou muito destaque na mídia, acho que pelo fato de se tratar de um procedimento pouco comum, atraiu a atenção de muitas pessoas, inclusive a minha. Lendo outras matérias a respeito do assunto, percebi que não se trata de uma técnica recente, muito pleo contrário, essa técnica existe a centenas de anos. O fato de nos espantarmos com o procedimento deve-se principalmente pela "estética", no qual o órgão cresce no corpo do próprio paciente. Essa técnica apesar de como é realizada é muito vantajosa, pois diminui o risco de rejeição pelo corpo do paciente e garante um maior sucesso na cirurgia.Enfim, acho que procedimentos como esses, que visam melhorar a vida dos pacientes e solucionar traumas são bem vindo, mesmo que a forma para realiza-lo não seja as tradicionais.
ResponderExcluir