28/10/2014 | domtotal.com
Grupo promove debate sobre sustentabilidade, genética e direito
Com o objetivo de promover debate e troca de ideias sobre questões voltadas para a sustentabilidade, genética e direito, o grupo de pesquisa de Bioética Socioambiental (CEBID) da Escola Superior Dom Helder Câmara promoveu, na tarde desta terça (28), uma mesa redonda com a participação de diversos especialistas.
A mesa foi presidida pelo professor da Escola, Bruno Torquato de Oliveira Naves, que também é o líder do grupo de pesquisa. O debate contou com a presença da professora convidada Iara Antunes de Souza, docente da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e vice-presidente do Comitê de Ética em Pesquisa da instituição. A professora apresentou o tema 'Aconselhamento genético e responsabilidade civil'.
Iara disse que a questão continua sendo nova, pois as pessoas ainda não possuem o costume de trabalhar o direito como ciências afins. “E no caso do direito e da medicina esta interlocução é praticamente inevitável. Ao trabalhar aconselhamento genético e responsabilidade civil trazemos questões novas, mas que às vezes não são tão novas assim”, explicou.
Além disso, a professora aproveitou a oportunidade para agradecer a Escola pelo convite. “Tenho o prazer enorme de estar nessa casa pela primeira vez. Emocionante pra mim porque sei o centro de referência que é esta casa. Eu agradeço imensamente o convite do grupo de estudos da Dom Helder”, disse.
Além de Iara, fizeram parte da mesa a professora Maria Flávia Cardoso Máximo, Simone Murta Cardoso e Samylla de Cássia Ibrahim Mol. Camila Martins de Oliveira, Fabíola Ramos Fernanda Fernandes e Ana Virgínia Gabrich Fonseca Freire Ramos também compuseram a mesa de debate.
O Direito do Mar foi o outro tema defendido pela mestre em Direito Ambiental da Dom Helder, Maristela Aparecida de Oliveira Valadão.
O objetivo do grupo de pesquisa Bioética Socioambiental é analisar as ideologias éticas e jurídicas da sociedade atual frente ao meio ambiente, avaliando os instrumentos disponíveis para o tratamento dos recursos ambientais na Segunda Modernidade.
Redação DomTotal
------------------------------------------------------------
CEBID - Centro de Estudos em Biodireito
Nenhum comentário:
Postar um comentário