Acesse o nosso site: www.cebid.com.br

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

SUS oferecerá teste rápido para Aids com fluido oral a partir de março

Fonte: www.g1.globo.com

8/12/2013 18h35 - Atualizado em 18/12/2013 18h35

SUS oferecerá teste rápido para Aids com fluido oral a partir de março

Ele também será oferecido em farmácias públicas no 2º semestre de 2014.Novo exame rápido pode ser feito feito sem auxílio médico


O Ministério da Saúde publicou nesta quarta-feira (18) portaria em que normatiza a oferta de um novo teste rápido de Aids pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de março de 2014. O novo teste detectará a doença em até 30 minutos a partir de amostra de fluido oral, segundo nota do ministério.
O teste com fluido oral será usado por 40 organizações não governamentais parceiras do ministério em 21 estados e no Distrito Federal para populações consideradas prioritárias, que apresentam maior vulnerabilidade à infecção pelo vírus HIV e englobam homens que fazem sexo com homens, profissionais do sexo, travestis, transexuais, pessoas que usam drogas, estão presas e em situação de rua.
A partir do segundo semestre de 2014, o teste estará disponível para toda a população, em serviços do SUS que atendem pessoas vulneráveis, em farmácias da rede pública e em campanhas "Fique Sabendo", que oferecem exames rápidos gratuitos para detecção de HIV. Os testes de nova metodologia, que são produzidos pelo laboratório Bio-Manguinhos, da Fiocruz, também poderão ser vendidos em farmácia privadas, informa o ministério.
As farmácias deverão disponibilizar bula com informações sobre o passo a passo para sua realização, número de telefone para responder dúvidas e orientação para procurar o serviço de saúde, caso o resultado seja positivo.
Como funciona

O novo teste pode ser feito pela própria pessoa, sem auxílio médico. O kit inclui uma haste coletora de fluido oral descartável, frasco com solução e suporte plástico.

Com a haste coletora, a pessoa deve extrair o fluido da gengiva e da mucosa da bochecha, colocá-la na solução e esperar 30 minutos. A reação ocorrerá no suporte de plástico, onde será revelado o resultado. Se aparecer uma única linha vermelha, significa que o fluido não é reagente. Se apareceram duas linhas vermelhas, quer dizer que na amostra há anticorpos anti-HIV e o teste é positivo.
A pessoa deve evitar ingerir alimento e bebida, fumar ou inalar qualquer substância, escovar os dentes, usar antisséptico bucal ou realizar qualquer atividade oral que deixe resíduos 30 minutos antes de realizar o teste. Também é preciso tirar o batom.
A portaria publicada nesta quarta-feira também aprova novo Manual Técnico para Diagnóstico da Infecção pelo HIV em Adultos e Crianças, que complementa os procedimentos para a realização de testes de HIV no país.

-----------------------------------------------------------------
CEBID - Centro de Estudos em Biodireito

Um comentário:

  1. De fato, a indicação de uso feita pelo Ministério da Saúde representou um preconceito que ainda persiste na sociedade brasileira. Não são apenas homens que fazem sexo com homens, profissionais do sexo, travestis, transexuais, pessoas que usam drogas, que estão presas e em situação de rua que são passíveis de adquirir o virus HIV, pois, qualquer pessoa, independente da sua condição social, está sujeita ao contato do vírus com o seu meio intracelular. Entretanto, o novo teste de Aids ofertado pelo SUS traz benefícios incontestáveis à eficiência da saúde pública no Brasil, no sentido de que agiliza o diagnóstico e proporciona um tratamento mais eficaz no caso de resultado positivo. Além disso, o teste pode ser feito pelo próprio interessado, o que ajuda a resguardar a sua intimidade e, consequentemente, ajuda a prevenir certos danos morais. São utilizados, atualmente, os testes Elisa e Western Blot, o segundo complementa o primeiro, o que proporcionava um certo transtorno ao paciente devido a demora para obtenção de resultados definitivos.

    ResponderExcluir