Acesse o nosso site: www.cebid.com.br

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Homem tem mão reimplantada após membro ficar 1 mês ligado a tornozelo

Fonte: www.g1.globo.com

16/12/2013 15h14 - Atualizado em 16/12/2013 16h36

Homem tem mão reimplantada após membro ficar 1 mês ligado a tornozelo

Jovem chinês teve a mão arrancada em acidente de trabalho em novembro.
Mão foi implantada no tornozelo antes de ser religada ao braço.




Chinês teve mão reimplantada junto ao tornozelo para órgão receber fluxo sanguíneo (Foto: Rex Images)Chinês teve mão reimplantada junto ao tornozelo para membro receber fluxo sanguíneo (Foto: HAP/Quirky China News/Rex Images)

Médicos chineses obtiveram sucesso ao reimplantar a mão direita do jovem Xiao Wei, arrancada em um acidente de trabalho em novembro, segundo a agência Rex Features. O curioso é que, antes do reimplante, a mão ficou durante um mês ligada ao tornozelo do paciente para que continuasse recebendo fluxo sanguíneo.

Quando o paciente chegou ao hospital logo após o acidente, na cidade de Changde, província de Hunan, os médicos disseram que não conseguiriam salvar a mão. Mas encaminharam Xiao Wei a um hospital maior na cidade de Changsha, onde os médicos foram mais otimistas.
Lá, eles decidiram implantar o membro no tornozelo do paciente enquanto tratavam seus outros ferimentos, até terem condições de colocá-lo no lugar certo.
"Seu ferimento era grave. Além dos ferimentos de corte, o braço dele estava esmagado. Tivemos que limpar e tratar seus ferimentos antes de iniciarmos a cirurgia de reimplante da mão", disse um dos médicos à Rex Features.
'Não poderia imaginar minha vida sem a mão'
  •  
Após um mês com a mão junto ao tornozelo, chinês teve mão reimplantada no braço (Foto: HAP/Quircky China News/Rex  )Após um mês com a mão junto ao tornozelo, chinês teve mão reimplantada no braço (Foto: HAP/Quirky China News/Rex)
"Ainda sou jovem, e não poderia imaginar minha vida sem a mão direita", disse Xiao Wei. Cerca de um mês depois do acidente, a equipe resolveu que ele já tinha se recuperado o suficiente para passar pela cirurgia de reimplante.
De acordo com os médicos, ele terá de passar por vários outros procedimentos, mas eles estão esperançosos de que recuperará a função da mão.
Sobre o acidente, Wei disse: "Fiquei chocado e congelado no lugar até que colegas desligaram a máquina, recuperaram a minha mão e me levaram ao hospital".
-------------------------------------------------------------------
CEBID - Centro de Estudos em Biodireito

Um comentário:

  1. A técnica em questão é muito utilizada na China em casos onde a área traumatizada ou com feridas abertas necessitam de um tratamento prévio antes do reimplante ser efetuado. Sendo assim para que o novo órgão se desenvolva e não perca sua utilidade, este é implantado em outra região sadia que possibilite o seu desenvolvimento até que a região de origem esteja pronta para recebê-lo. Tal avanço da medicina traz consigo grande beneficio a saúde humana, reafirmando o princípio da beneficência, pertencente à bioética, haja vista que maximiza a possibilidade de reinserção do paciente com mais facilidade à sociedade e ao mercado de trabalho por ter novamente o membro que para sua atividade era fundamental no lugar, e ao mesmo tempo o princípio da precaução, pertencente ao biodireito, a partir da ideia de que com mais tempo de tratamento cautelar e possibilidade de conservação do órgão antes do implante, menor a probabilidade deste se deteriorar novamente por fatores biológicos quando for introduzido, assim minimizando os prejuízos gerados ao paciente em decorrência do acidente e realçando princípios jurídicos como a autonomia privada.

    ResponderExcluir