Britânica que não quer filhos ganha batalha para ser esterilizada
Após quatro anos de batalha, a jornalista britânica Holly Brockwell, de 30 anos, ganhou o direito de passar pelo procedimento de laqueadura pelo NHS, o sistema de saúde pública do Reino Unido, contou na quinta-feira (25/3) o jornal "Daily Telegraph", mesmo sem ter sido mãe.
"Todo ano, o meu médico se recusava. A resposta sempre era: Eu era muito jovem para tomar uma decisão tão drástica", contou e jornalista, especializada em tecnologia.
A campanha de Holly para ser esterilizada, iniciada quando ela tinha 26 anos, mesmo sem ter filhos ganhou grande repercussão no país europeu. A jornalista foi duramente criticada, principalmente por grupos religiosos.
Os médicos tentaram demover Holly da ideia da laqueadura oferecendo a vasectomia ao namorado dela, Zack, mas ela não aceitou.
Enfim, o NHS capitulou. A cirurgia será realizada em alguns meses. O procedimento dificilmente é revertido.
"É algo que eu quero há anos, mas isso não significa que seja uma decisão fácil de se tomar. Eu pesquisei, refleti, pesei várias vezes", disse Holly.
Holly afirma que não usa métodos contraceptivos pois a pílula anticoncepcional lhe causa efeitos colaterais que a deixaram com problemas durante anos. Ela diz, ainda, temer os efeitos indesejados dos dispositivos intrauterinos.
----------------------------------------------------------------------
CEBID - Centro de Estudos em Biodireito
Nenhum comentário:
Postar um comentário