Adolescente acorda do coma durante procedimento para retirada de órgãos na Dinamarca
19/10/2012 - 18h54 | do BOL
do BOL, em São Paulo
Uma adolescente dinamarquesa de 19 anos acordou do coma quando médicos se preparavam para remover seus órgãos. Segundo noticiou o “Daily Mail” nesta quinta-feira (19), Carina Melchior estava hospitalizada em Aarhus, na Dinamarca, depois de um grave acidente de carro. Acreditando que o estado da paciente era irreversível, os médicos conversaram com a família sobre a interrupção do tratamento.
"Os pais foram convencidos de que não havia mais nada a fazer e concordaram com a doação dos órgãos", disse o advogado da família.
Os pais de Carina estão processando o hospital por danos, alegando que a equipe médica se precipitou no procedimento. Os médicos da instituição pediram desculpas pelas falhas na comunicação durante o tratamento de Carina e assumiram o erro.
O caso também provocou um debate público na Dinamarca sobre doação e levou muitos doadores do país a cancelarem a autorização temendo precipitações, como aconteceu com Carina. Segundo novas diretrizes impostas pelo governo dinamarquês, a retirada de órgãos só deverá ser feita quando o laudo médico declarar o paciente clinicamente morto. Carina, que virou personagem de um documentário, passa bem e faz planos para ingressar na universidade.
(Com informações do “Daily Mail”)
-----------------------------------------------------------------
CEBID - Centro de Estudos em Biodireito
Nenhum comentário:
Postar um comentário