15/08/201
Uma nova droga apaga memórias para tratar o vício em metanfetamina
Metanfetamina é um dos piores drogas para se reabilitar e superar o vício, em parte porque as memórias de seus efeitos são muito poderosas. Mas e se os cientistas pudessem apagar estas recordações? Pesquisadores do Scripps Research Institute, na Flórida (EUA), desenvolveram uma droga que é capaz de fazer isto em ratos.
O mecanismo por trás da substância que apaga lembranças parte de uma pesquisa anterior, que revelou como as memórias se formam. Ela mostra que o processo usado por nossos cérebros para criar memórias durante o uso de metanfetamina é bem anormal (ó, que surpresa). Os cientistas descobriram como explorar essa diferença para criar uma droga que atinge apenas lembranças induzidas por psicoestimulantes. A Popular Science explica:
Você deve estar pensando que uma droga que apaga memórias é um tanto perigosa -- sim, é mesmo. Mas em testes com ratos, ao menos, os pesquisadores conseguiram mostrar que a droga testada age apenas nas memórias associadas com a resposta a um psicoestimulante viciante. Mesmo assim, a Blebb ainda tem um longo caminho pela frente até chegar ao mercado (tomara que, se chegar mesmo, alguém dê um nome melhorzinho para ela). Primeiro, é necessário testar as interações dela com outras drogas, e então partir para experimentos com humanos. Este processo pode demorar anos.
Por fim, mesmo se essa droga sair dos laboratórios, ainda será necessário convencer as pessoas a apagar ou suprimir parte da memória, o que parece uma coisa de livro de ficção científica. Mas talvez, se você estiver lutando contra o vício há anos, é possível que queira nada mais, nada menos que apagar algumas lembranças de quando você estava chapado.
---------------------------------------------------------------------------
CEBID - Centro de Estudos em Biodireito
Nenhum comentário:
Postar um comentário