Acesse o nosso site: www.cebid.com.br

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Britânica com 'ossos de vidro' atinge objetivo de ser mãe após 200 fraturas


BBC 14/02/2014 13h00 - Atualizado em 14/02/2014 13h57

Britânica com 'ossos de vidro' atinge objetivo de ser mãe após 200 fraturas

Mesmo com doença rara, Marie-Ann Andrews conseguiu cumprir metas que traçou na adolescência.


BBC

Marie-Ann Andrews decidiu na adolescência que queria ser mãe (Foto: BBC)Marie-Ann Andrews decidiu na adolescência que queria ser mãe (Foto: BBC)
 
Uma mulher que sofreu mais de 200 fraturas ósseas na vida, por ter uma doença rara, conseguiu realizar o sonho de virar mãe.
Marie-Ann Andrews, da cidade britânica de Milton Keynes, tem um mal conhecido como "doença do osso de vidro" ou osteogénese imperfeita.

A osteogénese imperfeita impediu que ela crescesse mais que 1,2 metro, já que seus ossos estavam sempre quebrando. Seu irmão mais novo sofria da mesma doença. Ele morreu aos 9 anos de idade, após uma queda acidental.

Ela disse que quando estava na adolescência decidiu que pararia de sentir pena de si mesma e escreveu uma lista de metas.

Com o tempo, ela conseguiu atingir todas as metas que perseguiu - inclusive a de ser mãe.
"Fazer o melhor que posso", afirma.

"Eu podia desistir de tudo, ou tentar fazer o melhor que posso com o corpo que tenho. É como eu encaro as coisas", diz.

"Quando eu era criança, eu tinha a mesma aparência das demais. Foi apenas quando comecei a crescer mais rapidamente que os ossos começaram a quebrar, e fiquei mais deformada, e fiquei com uma aparência diferente."

Marie-Ann Andrews herdou a doença da mãe (Foto: BBC)Marie-Ann Andrews herdou a doença da mãe (Foto: BBC)
 
Havia 50% de chances de seu filho, Mark, herdar a doença da mãe, mas a criança de dez meses de idade ainda não apresentou nenhum sintoma. Seu marido não tem a doença.

'Com dez meses, ele já consegue erguer o corpo sozinho. Eu não consigo levantá-lo sozinha, e acho que ele sabe disso. Ele sabe que há coisas que a mãe dele não consegue fazer.'

A mãe de Marie-Ann Andrews morreu há mais de um ano, e a britânica precisou contratar uma assistente para ajudar a família com as tarefas do dia a dia.




--------------------------------------------------------------
CEBID - Centro de Estudos em Biodireito

Nenhum comentário:

Postar um comentário