04/01/2013 08h15 - Atualizado em 04/01/2013 08h15
Inglês passa por cirurgia pioneira e recebe nova mão
Mark Cahill estava com a mão direita paralisada pela gota havia cinco anos.
Cirurgia foi a primeira feita em um paciente não amputado, diz jornal.
Do G1, em São Paulo
Um inglês de 51 anos se tornou a primeira pessoa no país a receber um transplante de mão. A cirurgia foi também a primeira do mundo a ser realizada em um paciente que já tinha a mão antes de receber o transplante, segundo o jornal “Daily Mail”.
Mark Cahill sofria de um caso muito severo de gota, que deixou sua mão direita completamente paralisada – havia cinco anos que ele não conseguia sequer mexer os dedos.
Mark Cahill passou por um transplante de mão (Foto: Reprodução/Daily Mail)
A operação pioneira feita na Enfermaria Geral de Leeds retirou sua mão e a substituiu com a de um doador. Os médicos ligaram músculos, tendões, nervos, veias e artérias e introduziram placas e pinos de titânio para integrar a mão ao novo corpo.
A cirurgia de oito horas de duração aconteceu na semana passada, em 27 de dezembro, e Mark já é capaz de mover seus dedos normalmente. Agora, ele espera retomar seu trabalho – é dono de um bar – e atividades simples do cotidiano.
“Mudou minha vida”, definiu Mark ao “Daily Mail”. “É ótimo olhar para essa mão e vê-la se mexer. Antes da operação, eu não conseguia amarrar meus cadarços, abotoar a camisa, cortar minha comida ou brincar com os brinquedos do meu neto, e espero fazer tudo isso agora”, completou.
--------------------------------------------------------------------
CEBID - Centro de Estudos em Biodireito
Nenhum comentário:
Postar um comentário