O cientista Miguel Nicolelis disse em sua página do Facebook que, nesta segunda-feira (28), três pacientes que fazem parte do projeto "Andar de Novo" deram seus primeiros passos e chutes usando o exoesqueleto. Trata-se do equipamento que pretende fazer um jovem paraplégico dar o pontapé inicial da Copa do Mundo de 2014.
Ainda segundo Nicolelis, nesta terça-feira, o exoesqueleto deu seus primeiros passos controlados pela atividade cerebral de um paciente, que também pode experimentar a sensação tátil referente a esses movimentos.
Cerca de cem cientistas americanos, europeus e brasileiros trabalham no "Andar de Novo", liderado por Nicolelis. O projeto é resultado de uma parceria entre a Universidade Duke e instituições de Lausanne (na Suíça), Berlim e Munique (ambas na Alemanha), Natal e São Paulo.
O projeto prevê o desenvolvimento de um exoesqueleto controlado por atividades cerebrais capaz de devolver a mobilidade a pessoas paraplégicas. O paciente controlaria o equipamento como se fosse parte de seu próprio corpo por meio de uma interface cérebro-máquina.
-------------------------------------------------------------
CEBID - Centro de Estudos em Biodireito
Nenhum comentário:
Postar um comentário